Projeto de Psicologia da Área Cirúrgica oferece atendimento a pacientes do Huap

O Projeto de Atendimento Psicológico ao Paciente Cirúrgico do Hospital Universitário Antônio Pedro (Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica do Huap–Spac) é fruto de uma parceria do Departamento de Psicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal Fluminense com o Departamento de Cirurgia Geral Especializada.

Com o objetivo de promover a sedimentação do campo da psicologia hospitalar, privilegiando a contribuição originária da psicanálise e da psicopatologia fundamental, no âmbito do ensino-pesquisa-extensão, o projeto é coordenado pelos professores do Departamento de Psicologia Paulo Mattos e Fernando Feitoza.

O programa, prioritariamente, visa ao atendimento de rotina de pacientes internados nas enfermarias cirúrgicas do Huap, além de prestar atendimento à equipe médica que apresente dificuldades em acompanhar algum caso. Entretanto, por interconsultas, atende a toda solicitação proveniente de outras clínicas do hospital e ainda a demanda de programas específicos realizados no hospital, como grupos de pacientes diabéticos, dependentes químicos, tratamento da obesidade, pacientes egressos de tentativas de suicídio, pacientes com disfunções sexuais, dentre outros.

O professor Paulo Mattos informa que, dependendo da gravidade do paciente ou quando outros recursos terapêuticos são paliativos, nos casos de patologias terminais, visitas domiciliares são realizadas e que o desenvolvimento de um projeto de atendimento tipo home-care é o sonho de toda a equipe. Ele esclarece que quando a demanda não está ligada ao cotidiano do HUAP, há o encaminhamento para o Serviço de Psicologia Aplicada da UFF, no Campus do Grogoatá.

Desenvolvido desde de 1987, o projeto tem caráter contínuo e propiciou também a criação, em março de 2005, do Laboratório de Psicopatologia Fundamental, Psicanálise e Psicossomática, que centraliza pesquisas com perspectivas multidisciplinares e que investigam o sofrimento humano nas suas diferentes manifestações, dando suporte inclusive para que o profissional possa praticar suas intervenções de forma mais produtiva possível.

A Sala do Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica fica no 3º andar do prédio principal do Huap, localizado na Rua Marquês do Paraná, 303, Centro, Niterói, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2629-9024, pelos e-mails spac@hospital.huap.uff.br e labpsifundamental@hospital.huap.uff.br ou pelo site http://www.uff.br/spac.