Huap participará de mutirão para cirurgia de câncer de próstata

Enviado por ascom, sex, 25/11/2016 - 17:44


 O Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), promove no dia 30 de novembro, um mutirão de cirurgias de câncer de próstata. A ação faz parte do I Mutirão Nacional da Rede Ebserh para atender pacientes com a realização de cirurgias, exames e consultas, no dia 30 de novembro. A iniciativa conta com ações para mais de três mil pessoas nos 39 hospitais universitários federais filiados, presentes nas cinco regiões do Brasil.

A expectativa do evento é diminuir em cerca de 32% a fila de espera dos hospitais e do Sistema Único de Saúde (SUS). Para alcançar o número, cada instituição definiu as especialidades que mais contemplam as necessidades de saúde de cada região.

No Huap cerca de 12 pacientes deverão ser operados. A ação realizada neste mês comemora o Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar a população masculina sobre os cuidados relacionados ao câncer de próstata e a saúde do homem. Uma equipe multiprofissional entre médicos, enfermeiros e outros profissionais estão envolvidos na ação.

Dos 39 hospitais que vão contar com atividades na data, 21 realizarão cirurgias visando atender mais de 1.000 pacientes. Já para procedimentos ambulatoriais como exames, diagnósticos e ações educacionais preventivas, 31 instituições da rede Ebserh disponibilizarão colaboradores para atender mais de 2.300 pessoas. No total, cerca de 1.000 profissionais de saúde vão atender em todo o país.