Huap transmite Programa Sentinelas em Ação da Anvisa: programação de maio está disponível

Enviado por ascom, qua, 13/05/2015 - 15:03

Nos dias 19 e 26 de maio o Huap transmite  na sala de videoconferência da Rede Rute , localizada no 4º andar do prédio anexo, o Programa Sentinelas em Ação da Anvisa.
 “Sentinelas em Ação” é um programa de atualização e intercâmbio de conhecimentos, cuja prioridade é tratar de assuntos relacionados à vigilância sanitária pós-uso/comercialização de produtos, ao Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Vigipós) e à segurança do paciente, além de assuntos emergentes no cenário da saúde no País.
O programa é direcionado às instituições que compõem a Rede Sentinela de Serviços de Saúde em todo o Brasil e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). As palestras são transmitidas em tempo real, às terças-feiras, das 11h às 12h (horário de Brasília), utilizando-se de tecnologias de videostreaming e videoconferência.
No Huap ele é transmitido na sala de videoconferência da Rede Rute , localizada no 4º andar do prédio anexo e é aberto a todos os profissionais e alunos do Huap.
Mais informações no telefone 2629- 7275 ou pelo e-mail: grhuap@huap.uff.br
Sobre a Rede Sentinela da Anvisa, acesse aqui.

Como estratégia para concretizar a Vigilância Sanitária pós-uso / comercialização de produtos (Vigipós), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou, em 2001, a Rede Sentinela que funciona como observatório no âmbito dos serviços para o gerenciamento de riscos à saúde, em atuação conjunta e efetiva com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Cada serviço que compõe a Rede possui uma Gerência de Risco, que representa a referência interna da Vigipós na sua instituição.
Seu objetivo principal é ampliar a vigilância sobre produtos, materiais e equipamentos utilizados em serviços de saúde. Tendo como foco as áreas de Farmacovigilância, Tecnovigilância e Hemovigilância para acompanhamento do desempenho e eficácia de:
•             Medicamentos;
•             Equipamentos de diagnostico, de terapia e de apoio médico-hospitalar;
•             Materiais e artigos descartáveis, implantáveis e de apoio médico-hospitalar;
•             Materiais e produtos de diagnóstico de uso in vitro;
•             Sangue e seus componentes;
•             Saneantes de uso hospitalar.
A Rede Sentinela foi criada, inicialmente, com 104 hospitais sentinelas e atualmente conta com 193 Instituições de Saúde, que foram selecionados em todo o País, utilizando-se os seguintes critérios:
•             Utilização e realização de tecnologias e a realização de procedimentos de alta complexidade, priorizando-se os hospitais universitários, serviços públicos e beneficentes, com atuação em assistência, pesquisa, ensino e formação de profissionais de saúde.
O Huap faz parte da Rede Sentinela desde 2002 e a Gerência de Risco funciona no 2º andar do prédio da Emergência, tendo como Gerente de Risco a médica Lília Ribeiro Guerra.
Clique na programação: